opinião

OPINIÃO: Santa Maria das Dores

Uma cidade não é mais do que a reunião de inúmeras moradas. Deve ser o lar acolhedor em que cada um de nós se abriga ao final de cada jornada. Como tal, deveremos nos sentir satisfeitos com o conforto que nos espera, ou então, trabalharmos para alcançar nossos objetivos. O aspecto exterior é indicativo do que vai pelo seu interior. Faço essas considerações iniciais para dizer que a recuperação asfáltica de nossas principais avenidas está mudando o visual da cidade e dando mais satisfação aos seus moradores. Já tardava o tempo que a cidade aguarda medidas de profundidade nesse setor.

A Avenida Walter Jobim está sendo recuperada em toda sua extensão, depois de ter sido concluída ao final do segundo governo do Dr. Farret, portanto há quase 20 anos. Foi a primeira avenida neste século a ser arborizada com espécime único (Ipê Roxo) com planejamento ornamental. Na época de sua inauguração ficou faltando concluir a quadra que faz esquina com a Avenida Maurício Sirostski. Problemas de desapropriação impediram que o projeto fosse concluído até sua junção com o final da Avenida Presidente Vargas. O gargalo das pistas, que se estreitam perigosamente, vem causando acidentes há quase 20 anos, sem que as administrações que se sucedem resolvam o problema. O canteiro central que confronta com o posto de gasolina está com suas muretas permanentemente destruídas pelos veículos que vão de encontro devido ao estrangulamento súbito. A junção do lado direito, sentido centro-bairro, deveria ter sido recuada para manter a largura da pista de rodagem. No outro lado, a área do posto ocupa 1/3 da pista com canteiros e poste de propaganda. O início da primeira quadra da Av. Walter Jobim, do lado esquerdo, sentido centro-bairro, nunca teve concluída sua pavimentação. Todos os problemas de recuo e retirada de postes que atravancavam a pista foram resolvidos permitindo que, finalmente, fosse concluído o projeto inicial. Infelizmente, pelo que se vê, parece que aquela escara vai continuar, pois o novo asfalto já foi concluído sem que a terminação fosse feita.

Esses detalhes apontados contribuem negativamente para a imagem da cidade e a satisfação de seus moradores. Mais ainda, devem causar má impressão aos visitantes.

Já tenho me referido, várias vezes, à arborização da Av. Presidente Vargas. Não existe uniformidade de espécime, sendo que os jacarandás, que predominam, estão em petição de miséria. Árvores doentes, com galhos secos e cobertas de parasitos, dão a impressão de completo abandono. Esse meio ambiente desamparado contribui para o desleixo do próprio cidadão que não cuida da limpeza da cidade.

Está previsto o recapeamento de toda a Avenida Rio Branco. Esta que já foi o cartão de visita de nossa cidade, cantada em prosa e verso, está merecendo todo o carinho de nossa administração. Além da nova pavimentação, um cuidado especial com a arborização recuperaria sua fama histórica de uma das mais belas avenidas de nosso Estado. Fotografias do nosso passado civilizatório mostram toda a beleza paisagística que ela já possuiu.

Enfim, pequenos detalhes, que se repetem por toda a cidade, se corrigidos, tornariam muito mais prazerosa nossa morada - nossa cidade à espera dessas atenções que, se não conseguirem consagrar uma administração, certamente darão mais motivação ao seu povo.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

OPINIÃO: Goiabas, laranjas e moleques Anterior

OPINIÃO: Goiabas, laranjas e moleques

OPINIÃO: Emoção de voar x medo de cair Próximo

OPINIÃO: Emoção de voar x medo de cair

Colunistas do Impresso